Títulos
Doutor Honoris Causa
Honoris causa significa “Por Causa de Honra” e é uma palavra de origem latina. Geralmente Honoris Causa é utilizada quando uma universidade deseja conceder um titulo de honra para uma personalidade ou uma pessoa importante. Esse título é dado para uma pessoa mesmo que ela não tenha um curso universitário, mas que se destacou em áreas, por exemplo, nas artes, nas letras, ou promove a paz e se preocupa com problemas humanos, tais como a pobreza a fome, etc., então essa pessoa é chamada de doutor Honoris Causa.
O homenageado recebe esse título por suas virtudes, por seus méritos ou atitudes, a pessoa homenageada irá receber o mesmo tratamento e desfrutar dos mesmos privilégios como se tivesse feito um doutorado acadêmico convencional. Caso a pessoa homenageada queira no futuro usar este título à frente de seu nome, poderá utilizar abreviando: Dr. h.c. Fulano de tal.
O prestígio da Universidade que atribui o Doutoramento Honoris Causa para uma personalidade, geralmente de âmbito internacional, fica bastante enriquecido, porque a partir daquele momento esta pessoa fará parte do corpo de doutores daquela Universidade.
fonte: [http://www.significados.com.br/honoris-causa]
Professor Emérito
Professor Emérito é um título conferido por uma entidade de ensino a seus professores já aposentados, que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica. É concedido de forma rigorosa, àqueles profissionais que se destacaram em sua área de atuação, pela relevância e/ou magnitude de sua produção e atividade científica, desfrutando de grande reconhecimento pela comunidade acadêmica. Trata-se da maior honraria existente hoje no meio acadêmico.
fonte: [https://pt.wikipedia.org/wiki/Professor_em%C3%A9rito]
Medalhas
Dom Pedro Roeser
A medalha Dom Pedro Roeser, uma por ano, será concedida a pessoa física ou jurídica, que tenha prestado relevante serviço a esta universidade ou à educação no país. A medalha será conferida por proposta do Reitor, de qualquer membro dos colegiados superiores ou do Conselho Técnico – Administrativo dos Departamentos.
fonte: [Estatuto e Regimento Geral da UFRPE [ART. 161 - §1º/ ART. 162]
Professor Manoel Rodrigues Filho
A Medalha Professor Manoel Rodrigues Filho será concedida em número não superior a cinco (5), por ano, a servidores aposentados da Universidade, que, no exercício das suas funções, tenham cumprido, com dedicação e zelo, os deveres inerentes a seu cargo ou emprego. A medalha é referida pelo Reitor, ou por qualquer dirigente dos órgãos desta universidade.
fonte: [Estatuto e Regimento Geral da UFRPE [ART. 161 - §2º/ ART. 162]
Colação de Grau
Colação de grau ou formatura é o ato oficial de conclusão do curso. O ato é sempre público, de caráter obrigatório e deve seguir o Regulamento da Instituição. A cerimônia de colação de grau pode ser realizada em ato:
Sessão Solene de Colação de Grau Oficial – Acontece em local público com na presença da Congregação da Instituição (composta por todos os professores), de Patrono, Paraninfo, homenageados, Orador e demais alunos. Os alunos e professores usam vestes próprias (beca).
Extraordinária somente assinatura no livro ata – No caso do aluno por motivo JUSTIFICÁVEL e ACEITÁVEL pela Direção, não comparecer à Sessão Solene de Colação de Grau, ou conclusão do curso no decorrer do semestre, deverá protocolar sua situação e optar, ou não, pela assinatura do livro ata de Colação de Grau para registro do diploma e emissão do histórico escolar e certificado de conclusão de curso. Na ocasião será convidado a participar da Sessão Solene de Colação de Grau Oficial, conforme data do Calendário Escolar.
Outras situações – Serão analisadas pela Direção.