Entre os dias 7 e 11 de novembro de 2021 a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) promoveu solenidades alusivas aos 109 de anos de criação de sua existência, com uma programação nutrida de homenagens, gratidão e reconhecimento.
No início da programação houve a Missa alusiva ao 109º aniversário da UFRPE, no Mosteiro de São Bento, em Olinda, Pernambuco, realizada no dia 7 de novembro. Foi a partir do sonho dos monges no Mosteiro de São Bento, por meio das Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária São Bento, célula-mater que a UFRPE foi originada. Mesmo com um século de vida e muito jovem, a UFRPE tem a sua história eternizada pela capacidade de inovação ao buscar contribuir com a superação de diversos problemas sociais, culturais, econômicos, educacionais, socioambientais e com o desenvolvimento sustentável em projetos e pesquisas que envolvem as ciências tecnológicas, agrárias, humanas e exatas.
A missa contou com a presença de dirigentes, docentes, servidores administrativos, além da sociedade civil. O reitor da UFRPE, professor Marcelo Brito Carneiro Leão, destacou a importância do Mosteiro para a origem e a história secular da universidade, ressaltou ainda que a UFRPE contribui com o desenvolvimento da sociedade e atua do litoral ao sertão do Estado de Pernambuco transformando vidas e realizando ações de ensino, pesquisa e extensão para toda sociedade brasileira.
No dia 10 de novembro de 2021, a instituição realizou a solenidade que prestigiou os servidores aposentados. Nestes últimos doze meses foram mais de 20 servidores aposentados, que prestaram relevantes serviços à instituição e receberam de forma justa, diplomas e medalhas de mérito professor Manoel Rodrigues Filho. A comenda é concedida aos servidores aposentados em reconhecimento à dedicação e empenho dispensados às atividades profissionais desenvolvidas como servidor(a) ativo(a) da UFRPE e, que, contribuíram de forma decisiva para o engrandecimento desta Instituição. As concessões foram oficializadas por meio da resolução nº 145/2021, de 05 de novembro de 2021, do Conselho Universitário. Na ocasião, o vice-reitor, professor Gabriel Rivas, parabenizou os(as) servidores(as) ressaltando a importância de cada agente público(a) para o enaltecimento da Instituição, destacou que a UFRPE encontra-se de portas abertas para recebê-los(as) e que o vínculo afetivo continuará presente. O reitor da UFRPE, professor Marcelo Brito Carneiro Leão, externou sua gratidão aos professores e técnicos em educação aposentados que prestaram honrosos e significativos serviços à instituição, além de terem construídos um grande legado de conquistas e realizações em prol da Rural de Pernambuco.
Já no dia 11 de novembro, a UFRPE concedeu ao Patrono da Educação Brasileira, Professor Dr. Paulo Reglus Neves Freire (In Memoriam), o Título Honorífico de Doutor Honoris Causa, concedido por meio da Resolução nº 060/2020, dos Conselhos Superiores, a referida comenda é uma honraria concedida apenas às personalidades de reconhecido saber e que tenham tido uma distinta atuação no campo das Ciências, da Filosofia, das Artes e das Letras. Sobre Paulo Freire, vale ressaltar as inúmeras publicações sobre o legado em livros, artigos científicos, dissertações e teses no Brasil e no mundo, além de ter dedicado a carreira para o melhor entendimento entre os povos, ensinando e aprendendo com os saberes populares por meio de sua teoria educacional que valoriza as experiências vividas com a diversidade, costumes e práticas sociais das pessoas.
A concessão, que também marcou o centenário do Patrono da Educação, atendeu à proposição da professora Monica Lopes Folena Araújo, lotada no Departamento de Educação e coordenadora da Cátedra Paulo Freire na UFRPE, que atua numa perspectiva de educação freiriana, fomentando a construção do conhecimento com os estudantes de graduação e pós-graduação numa perspectiva de educação renovadora, dialógica, justa e igualitária.
O reitor da UFRPE, professor Marcelo Brito Carneiro Leão, afirmou que a concessão do título ao patrono da Educação Brasileira, professor Paulo Freire, fortalece o papel de instituição pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. Destacou a importância do homenageado, na ocasião, sendo representado pela sua esposa Ana Maria Freire. O gestor da UFRPE exaltou o grande legado e a trajetória inigualável de Paulo Freire destacando que as suas ações pedagógicas serão eternas para a sociedade brasileira e contribuirão de forma indescritível para esta e novas gerações. As cerimônias dos dias 10 e 11 de novembro foram sediadas no Anfiteatro do Cegoe, com número de pessoas controlado e transmitidas pela plataforma do YouTube da UFRPE.
As cerimônias foram planejadas e coordenadas pela Assessoria de Cerimonial (ACEP) da UFRPE, que contou com o apoio efetivo de diversas unidades institucionais, entre elas: Ascom, Naces, Delogs e suas Divisões, STD. Na ocasião a ACEP agradece aos profissionais que contribuíram para a logística e realização das cerimônias.