Body: 
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) celebrou o 110º aniversário de fundação dos cursos de graduação que deram origem à Instituição, fundada em 03 de novembro de 1912, início do século XX, em Olinda - PE.  Foi a partir do sonho dos monges no Mosteiro de São Bento, por meio das Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária São Bento, célula-mater, que a UFRPE tem a sua história secular e marcada, ao mesmo tempo, pela capacidade de inovação ao buscar contribuir com a superação dos problemas socioambientais e o desenvolvimento sustentável em projetos e pesquisas que envolvem as ciências tecnológicas, agrárias, humanas, sociais e exatas. 
 
Nesse sentido, para celebrar essa história secular, a UFRPE promoveu uma série de atividades ao longo do mês de novembro. Tendo como ato de abertura às comemorações, a tradicional Missa no Mosteiro de São Bento (06/11). O dia 10 de novembro foi marcado por muitas emoções e alegria, houve a apresentação do Coro universitário e do grupo MusicalIdade, em seguida, foi lançado o novo portal digital da UFRPE, trazendo mais inovação e praticidade à Instituição. 
Além disso, a data foi marcada pela honrosa homenagem aos(às) servidores(as) aposentados(as), com a concessão de medalhas e diplomas a mais de 50 técnicos e docentes da Universidade. Na mesma tarde, houve o lançamento de dois livros, na ocasião: “Vozes e ações femininas do reitorado da UFRPE 2012-2020 – Administração Superior Maria José de Sena”, organizado pela servidoras Conceição Martins e Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão e “Do sal da terra ao doce da cana”, do professor aposentado Josué Felix Teixeira (DTR), com organização dos senhores Eduardo Fernando Sobral da Costa e Mário da Silva Gomes.
 
Seguindo com as datas comemorativas, na tarde do dia 17 de novembro, às 14h, no Salão Nobre, ocorreu a outorga do Título Honorífico de Doutor Honoris Causa ao Professor Eduardo Sevilla Guzmán, concedido por meio da Resolução Nº 133/2021, de 05 de novembro de 2021, dos Conselhos Superiores. Essa honraria é concedida a personalidade de reconhecido saber e que tenha se distinguido por sua atuação no campo das Ciências, da Filosofia, das Artes e das Letras. A concessão do título ao referido agraciado dispôs da proposição de três pesquisadores da área de agroecologia da UFRPE, os docentes: Marcos Antonio Bezerra Figueiredo, Jorge Roberto Tavares de Lima, e Francisco Roberto Caporal (In Memoriam).
 
O catedrático da Universidade de Córdoba, professor Eduardo Sevilla, teve sua carreira marcada por uma formação intelectual nas Ciências Agrárias (Doutor em Engenharia Agronômica) e em Ciências Sociais (Doutor em Sociologia Rural pela University of de Reading, Inglaterra - 1975), em suas diversas publicações, estabeleceu a Agroecologia como ferramenta teórica e metodológica com potencial para reorientar a coevolução social e ambiental em direção da sustentabilidade do planeta. Sendo esta, a luta incansável de toda uma vida de ativista e educador crítico comprometido com mudanças.
 
O dia 22 de novembro também contou com a outorga dos Títulos Honoríficos de Doutor Honoris Causa a dois agraciados. O primeiro deles ao professor Manuel Correia de Andrade (In Memoriam), sendo representado pela professora Edvânia Torres Aguiar Gomes, foi homenageado por suas significativas contribuições como docente, pesquisador, nordestino, geógrafo, advogado, historiador, bem como seus fundamentos, ambientalistas e seu importante aporte à educação, quer seja pelas publicações de livros didáticos e científicos, quer seja pela sua postura didática e de construção de redes de cooperação, em múltiplos âmbitos. A concessão do título dispôs da proposição dos professores Maria Rita Ivo de Melo Machado, da UFRPE, e Gevson da Silva Andrade, da Universidade de Pernambuco (UPE). 
 
A professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Helena Bonciani Nader, também foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa em reconhecimento às suas inúmeras contribuições na presidência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em defesa da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Brasileira, além de promover a igualdade de gênero e pluralidade no âmbito científico. A titulação foi proposta pelas professoras da UFRPE Maria Madalena Pessoa Guerra, Pró-Reitora de Pós-Graduação; e Maria do Carmo Figueredo Soares.
 
Ambos os títulos foram aprovados pelo Conselho Universitário (CONSU), concedidos por meio das resoluções nº 248/2022, de 26 de outubro de 2022, e nº 135/2021, de 5 de novembro de 2021, respectivamente.
As cerimônias foram planejadas, coordenadas e conduzidas pela Assessoria de Cerimonial, com o apoio de diversas Unidades Institucionais da UFRPE, entre elas: Assessoria de Comunicação Social, Secretaria Geral dos Conselhos da Administração Superior, Divisões do Departamento de Logística e Serviços; NEMAM, Editora Universitária e DQV.
 
Confira a galeria de fotos no link:
Noticia Destaque: 
Sim
Imagem: