No dia 12 de agosto, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) recepcionou em três momentos (manhã, tarde e noite), no Salão Nobre, em Dois Irmãos, aproximadamente, 1200 estudantes distribuídos em 29 cursos da sede, com entrada no segundo semestre do ano letivo de 2019.
A Solenidade foi presidida pela reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena. A mesa diretora contou ainda com a presença do vice-reitor, de todos os pró-reitores(as) e dirigentes da Instituição que receberam de forma calorosa os mais novos universitários. A Administração Superior historicamente realiza esta ação de acolhimento. A atração cultural ficou sob a responsabilidade do Coro da UFRPE, que apresentou um repertório de músicas nordestinas. Os(As) representantes de todas as coordenações estiveram presentes nos três turnos para receberem com muita alegria os mais novos discentes da Instituição.
O coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Will Jones, durante suas saudações, falou sobre as ações do DCE, das políticas acadêmicas da Universidade, incluindo a qualidade dos serviços e alimentação oferecidos pelo Restaurante Universitário e parabenizou os novos discentes da UFRPE.
O pró-reitor de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti), professor Severino Mendes de Azevedo Júnior, destacou que a Pró-reitoria tem a missão de acompanhar o estudante, em suas múltiplas demandas, no decorrer da trajetória estudantil, através de ações afirmativas de permanência nas áreas social, técnico-científica, cultural, política e esportiva. Além de cuidar das residenciais estudantis e oferecer bolsas de permanência.
A pró-reitora de Ensino de Graduação (Preg), professora Maria do Socorro de Lima Oliveira, afirmou que, naquele momento se iniciava um novo ciclo na vida de todos(as). “A trajetória acadêmica possui alguns percalços, mas estamos aqui para apoiar e contribuir na formação profissional de vocês”. Apresentou os manuais dos estudantes que abordam diversos assuntos da instituição, desde normas acadêmicas sobre aspectos didáticos pedagógicos, como frequência mínima, avaliação de aprendizagem, revisão de provas, além de outras ações de ensino, pesquisa e extensão.
O vice-reitor, professor Marcelo Brito Carneiro Leão, em sua saudação externou sua alegria em ver o Salão Nobre repleto de jovens que iniciarão sua trajetória no ensino superior. Reafirmou o compromisso institucional em transformar vidas, visando sempre o bem comum e o desenvolvimento da sociedade. Destacou a importância da luta por uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente inclusiva, além de discorrer sobre a atual conjuntura política do país. No final, ressaltou “Tenho certeza, que aqui surgirão novos horizontes para vocês. Sintam-se abraçados e abraçadas pela Ruralinda”.
A reitora, professora Maria José de Sena, durante o seu pronunciamento destacou a importância em valorizar a vaga que foi conquistada em uma universidade pública federal. Afirmou que “Nenhum país se desenvolve sem educação. É por meio do conhecimento técnico-científico que podemos transformar as vidas da população”. Destacou que a comunidade acadêmica precisa cada vez mais está engajada nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A solenidade foi planejada e coordenada pela Assessoria de Cerimonial da UFRPE. Confira as fotos das aulas no link: https://www.facebook.com/pg/UFRPEAscom/photos/?tab=album&album_id=2450707864985419&ref=page_internal