A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) promoveu no dia 31 de outubro de 2018, no Salão Nobre, a Solenidade de Colação de Grau Unificada dos Programas de Pós-Graduação (mestrado e doutorado), referente aos semestres 2017.2 e 2018.1.
A oradora Talinny Nogueira Lacerda e formanda do Programa de Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural ressaltou a importância do momento e destacou que “a resistência, a resiliência e a gratidão” foram palavras que definiram aquele momento celebrado com muita emoção. Em seu discurso explanou as dificuldades dos discentes durante a trajetória acadêmica, mencionando que os formados em mestrado e doutorado são exceções em um país que apenas 15% da população possuem ensino superior, especialmente muito mais registro no que se refere à pós-graduação.
A professora Maria Betânia Galvão dos Santos Freire, representando todos os paraninfos(as), citou a segunda estrofe da letra do hino da UFRPE: “AlmaMaster fecunda que espalhas / Nobres filhos tão grande extensão / o teu nome honraremos na vida / Na ciência, trabalho e ação”. Para desejar aos formandos que levassem no coração essas belas palavras e ressaltando a importância de concluir os cursos de mestrado e doutorado. Frisou a questão de aproveitar os momentos da vida sem exageros e ponderou sobre as cobranças e exigências para preencher o currículo acadêmico.
A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, profa. Maria Madalena Pessoa Guerra, valorizou a questão do ensino público, gratuito e de qualidade. Em seu discurso buscou a conscientização do público sobre a valorização das universidades que são espaços de ensino-aprendizagem e que os gestores devem zelar pelos recursos públicos. Fez referência aos servidores formados da UFRPE que mesmo cursando a pós-graduação, não se afastaram completamente de suas atividades administrativas. Destacou o apoio dos familiares na conclusão desse ciclo. Finalizou o seu pronunciamento afirmando que: “alguns podem imaginar que aos olhos da gestão, essa solenidade pode ser interpretada como mais uma colação de grau de tantas outras solenidades. Mas, nós que fazemos a Administração da Universidade não pensamos assim, pois cada colação de grau é única, pois vocês são únicos e devem aproveitar esse momento.”
O vice-reitor da UFRPE e presidente da cerimônia, professor Marcelo Brito Carneiro Leão, em seu discurso agradeceu a presença de todos os docentes, servidores, formandos e familiares. Comovido, parabenizou os mestres e doutores por chegarem até àquele momento de celebração e alegria, ressaltou que cada formando(a) sabe das dificuldades que enfrentou até chegar à conclusão do curso, portanto, a colação de grau se resume em um momento de reflexão e celebração à vida. Finalizou o seu discurso, sugerindo o ato de gratidão, especialmente às pessoas que contribuíram diretamente para a realização daquele sonho, que se tornou em realidade. No final da cerimônia, houve a sessão de fotografias dos docentes, autoridades e formandos, por cursos.
A solenidade foi coordenada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Assessoria de Cerimonial da UFRPE.
Confira o flick da solenidade, clique aqui.