No dia 30 de novembro de 2017, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) celebrou a Colação de Grau dos Programas de Pós-Graduação, distribuídos em 17 cursos de Doutorado e 34 de Mestrado.
A formanda Emmanuelle Amaral Marques, do Programa de Mestrado em Educação, Culturas e Identidades da UFRPE, associado à Fundação Joaquim Nabuco, foi a oradora de todas as turmas. Em um discurso emocionado, ressaltou que o dia da Colação de Grau é um marco na vida, pois representa a conclusão de um sonho. Destacou que ao longo da trajetória na universidade compreende-se que a humildade é algo essencial para o fortalecimento da pesquisa com responsabilidade social. Finalizou seu discurso com agradecimentos aos ensinamentos ministrados pelos professores, ao companheirismo dos colegas de turma e aos familiares e amigos que participaram de alguma forma dessa conquista.
O professor Anísio Francisco Soares, representando os paraninfos de todos os cursos, destacou em sua fala que os programas de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado da UFRPE fazem parte do seleto grupo de excelência internacional. Emocionado e agradecido, finalizou o seu discurso com a frase de Rui Barbosa “A educação é a matriz universal da felicidade humana”.
A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Maria Madalena Pessoa Guerra, destacou a importância e os benefícios da pesquisa para o desenvolvimento da sociedade, ressaltando a necessidade de que cada cidadão cobre das autoridades mais apoio e incentivo para os programas de pesquisa das universidades públicas.
O Vice-Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professor Marcelo Brito Carneiro Leão, em seu discurso, enfatizou que a conclusão de um Mestrado ou Doutorado é uma grande conquista, mas não uma conquista apenas do formando, e sim de toda a família que acompanha e apoia o estudante para a concretização desse sonho.
Finalizando a solenidade, a Magnífica Reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professora Maria José de Sena, parabenizou a todos pelo esforço conjunto, destacando que a UFRPE se sente feliz e confortável pelo cumprimento de sua missão de formar jovens, que hoje saem da universidade cada vez mais preparados para o mercado, uma natural cobrança da sociedade. Aconselhou que, mesmo com o momento de incerteza econômica que atualmente vivemos, não se deixem abater, pois a educação fortifica as mudanças que o país necessita! Ressaltou a importância de que desenvolvam suas atividades com ética, respeito e trabalho em equipe, valores essenciais que distinguem o bom profissional. Conclui o discurso afirmando que “A Universidade Federal Rural de Pernambuco é diferente por respeitar as pessoas pelo simples fato de serem pessoas.”
Confira a galeria de fotos no Flickr do Cerimonial, clicando aqui.
Running sneakers | Air Jordan 1 Retro High OG "UNC Patent" Obsidian/Blue Chill-White For Sale – Fitforhealth