A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizou, na tarde do dia 04 de abril de 2022, a Solenidade de Colação de Grau Unificada dos formandos que concluíram os cursos nos semestres letivos 2020.2 e 2021.1. A cerimônia foi realizada no Teatro Guararapes do Centro de Convenções em Olinda-PE. Foram mais de 380 formandos de 39 cursos da UFRPE que receberam o grau superior na cerimônia, a primeira realizada na modalidade presencial pela UFRPE desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020.
A solenidade foi marcada pelos discursos emocionantes do orador Alexandro Rodrigues da Silva, do curso de licenciatura em Letras, modalidade a distância; da paraninfa do curso de Licenciatura em Física, modalidade a distância, professora Flávia Portela Santos e do reitor, professor Marcelo Brito Carneiro Leão.
Nos três pronunciamentos a contextualização era marcada por palavras de superação, resiliência, motivação e a construção do ensino-aprendizagem conduzida com qualidade, inclusão e comprometimento com a educação. Mesmo com um cenário pandêmico, que proporcionou danos em todas as esferas do que tange aos aspectos social, cultural, político e econômico. Contudo, a qualidade técnica e o espírito de unidade dos recursos humanos que constituem a UFRPE mostraram que todos os esforços valeram a pena para a concepção dos mais novos profissionais, formados e aptos a atuarem no mercado de trabalho, contribuindo de forma decisiva com o desenvolvimento do Estado de Pernambuco e de todo o país.
O reitor da UFRPE, professor Marcelo Brito Carneiro Leão, fez um discurso pautado no respeito aos valores consagrados: à vida, o processo de empatia, à saúde, por meio da educação e da ciência. "Para além da importância que uma solenidade de Colação de Grau possui, com a outorga do grau superior aos novos profissionais que estão se formando, essa cerimônia de hoje tem um significado muito especial para mim. É uma celebração da vida, da resistência das universidades, da defesa da Ciência, da importância do Ensino Superior", destacou o reitor Marcelo Brito Carneiro Leão.
Em sua fala, o reitor da UFRPE sensibilizou os novos profissionais a se comprometerem com a construção de uma sociedade mais justa. “Além de buscar o sucesso pessoal de cada um de vocês, peço que não deixem de lado a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Penso que o sucesso individual e o comprometimento com um mundo melhor não são coisas excludentes”, enfatizou.
A solenidade foi realizada obedecendo aos protocolos sanitários necessários. Apenas pessoas com passaporte vacinal em dia puderam entrar nas dependências do Teatro dos Guararapes. O uso de máscaras de proteção também foi exigido. A cerimônia de Colação de Grau Unificada é um trabalho conjunto e planejado por diversas unidades institucionais, contudo, é coordenado e conduzido pela Assessoria de Cerimonial da UFRPE.
Acesse o link com as fotos da Colação de Grau Unificada UFRPE:
https://drive.google.com/drive/folders/1p4zvn-Atusc8tAiISSi4EAfXnrlAVIYl?usp=sharing