No dia 13 de outubro de 2021, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) celebrou um 1 ano de fundação do Instituto Menino Miguel (IMM), que abriga a Escola de Conselhos de Pernambuco, o Núcleo do Cuidado Humano, o Núcleo do Envelhecimento, Velhice e Idosos e o Observatório da Família. Esses setores estão unidos em prol do desenvolvimento de pesquisas, projetos e políticas voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida de crianças, jovens, famílias e pessoas idosas.
A solenidade presencial realizada no anfiteatro do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe) contou com a participação de diversas autoridades, convidados e familiares do menino Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, que faleceu no dia 2 de junho de 2020, causando comoção à sociedade, em decorrência das circunstâncias do seu falecimento.
A mãe do menino Miguel, Mirtes Renata de Souza, emocionada durante a solenidade falou dos relevantes serviços prestados pelo Instituto e agradeceu a honrosa homenagem ao seu filho.
O diretor do Instituto Menino Miguel, professor Humberto Miranda, ressaltou que as ações são realizadas a fim de fortalecer o compromisso social com os direitos humanos e com a justiça social da universidade.
A deputada estadual, professora Teresa Leitão, esteve presente e afirmou que a universidade é um espaço de produção de conhecimentos e saberes. Além disso, explanou que as leis que são escritas na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) precisam ser elaboradas com a colaboração de todos os setores de forma democrática e inclusiva em prol da justiça social, inclusive com participação da Universidade.
O reitor da UFRPE, professor Marcelo Carneiro Leão, realizou seu pronunciamento emocionado e afirmou que a fusão de vários núcleos contribui de forma significativa para ampliação das atividades de pesquisa, ensino e extensão. “O Instituto Menino Miguel é um símbolo de luta em defesa das crianças e dos adolescentes, que viabiliza na busca de políticas públicas contra as desigualdades sociais, contra o racismo e a violência doméstica. Parabéns ao Instituto”.
Os protocolos de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) foram seguidos, conforme as recomendações das autoridades de saúde.