Body: 

Na tarde, do dia 21 de dezembro de 2018, o Anfiteatro do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe) sediou a cerimônia de inauguração do Núcleo do Cuidado Humano da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Na abertura, o evento contou com a presença da reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena, do vice-reitor, professor Marcelo Brito Carneiro Leão e do coordenador do Núcleo, professor Hugo Monteiro Ferreira.

                                                                         

A reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena, ressaltou a importância do Núcleo do Cuidado Humano para cuidar dos estudantes, docentes, técnicos administrativos e terceirizados que estejam em situação de sofrimento e/ou de vulnerabilidade emocional. A gestora afirmou que, o projeto é pioneiro, pois é o primeiro núcleo da região Nordeste nesta modalidade, entre as Instituições Federais de Ensino Superior. No final de seu pronunciamento, a dirigente, agradeceu a presença do público, afirmando que o Núcleo foi criado com muito esforço para cuidar do maior patrimônio de uma instituição, o ser humano.

 

O vice-reitor, professor Marcelo Brito Carneiro Leão, também agradeceu a presença do público e externou a sua felicidade pela criação do Núcleo que trará ótimos resultados para comunidade universitária. Pois, o espaço se preocupa com a cultura de paz, focalizado no diálogo e na amorosidade.

 

O coordenador do Núcleo, professor Hugo Monteiro, destacou a relevância do espaço, afirmando que é uma política institucional de valorização da vida, a partir de um movimento transdisciplinar e das ações sistemáticas de escuta e acolhimento. Sendo assim, “institucionaliza as atividades de cuidado e preservação da vida dentro do ambiente universitário”.

 

O ambiente conta com o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV) e uma de uma rede de profissionais, incluindo psicólogas do Departamento de Educação (DEd) e do Departamento de Qualidade de Vida (DQV). Além disso, serão promovidas atividades ligadas aos trabalhos de valorização da vida e terapias sistêmicas. O Núcleo começa a funcionar após o recesso acadêmico, a partir de 7 de janeiro de 2019. O atendimento telefônico e agendamento devem ser feitos por meio do telefone: 3320.6640 (disponível a partir de 21/01).

 

Após a abertura, foi promovida a roda de discussão intitulada “A educação emocional nos dias contemporâneos: juventudes e redes sociais digitais”, ministrada pelos docentes Alexandre Joca (UFCG), Bruno Severo (UFPE) e Hugo Monteiro (UFRPE), sob a mediação do professor Moisés Santana (UFRPE).

 

No final da cerimônia, o público presenciou o descerramento da placa e conheceu o Núcleo, um espaço harmonioso, instalado dentro do Cegoe, próximo à recepção e coordenação do prédio.

latest jordans | Asics Onitsuka Tiger

Imagem Corpo do Texto: 
Noticia Destaque: 
Sim
Imagem: