A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) recepcionou, por meio das Aulas Inaugurais, os novos estudantes do período 2017.2, realizadas em dois momentos: pela manhã foram recebidos os discentes dos cursos diurnos e à noite os matriculados nos cursos noturnos da Unidade Sede. Acolhidos pela Administração Superior, Coordenadores dos Cursos de Graduação e Técnicos em Educação, os ingressantes receberam informações essenciais para sua estada na nossa Instituição.
Em sua fala, representando o corpo discente da Instituição, a presidente da União Estadual dos Estudantes (UEP) e estudante de Licenciatura em História, Srta. Camila Falcão, ressaltou que as dificuldades enfrentadas pela crise econômica do país têm afetado diretamente as universidades públicas, mas que, só através do fortalecimento coletivo dos estudantes será possível manter uma educação pública, gratuita e de qualidade.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Maria Madalena Pessoa Guerra, evidenciou a necessidade de cada estudante acompanhar os investimentos em Ciência e Tecnologia, monitorando as ações do Governo Federal nessa área, convidando-os a participar do Dia C da Ciência, no próximo dia 25 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Recepcionando os novos estudantes, o pró-reitor de Gestão Estudantil e Inclusão, professor Severino Mendes de Azevedo Júnior, apresentou as oportunidades de assistência e inclusão estudantis, que objetivam assegurar a manutenção do discente na universidade e reforçou a importância da compreensão dos processos políticos, para que o cidadão possa cobrar por uma valorização da educação pública no país.
Citando Kant, “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Maria do Socorro de Lima Oliveira, agradeceu aos estudantes por terem escolhido a UFRPE, almejando que eles se dediquem aos estudos, fortalecidos pela tríade: ensino, pesquisa e extensão, sob a mediação da aprendizagem dos professores. Destacou o caráter coletivo da gestão administrativa da UFRPE, empenhada em promover uma educação de qualidade, permeada pela ética e compromisso social.
O vice-reitor, professor Marcelo Brito Carneiro Leão, reforçou o caráter coletivo e democrático da gestão administrativa da instituição e a necessidade de que busquemos o fortalecimento da educação pública, gratuita e inclusiva. Ressaltou a importância desse momento, onde se inicia uma nova história da vida de cada um dos presentes, mas que é essencial que ela seja construída coletivamente, só assim construiremos uma sociedade mais justa e igualitária: “Cada um de nós constrói a própria história, mas ela só transforma algo quando é coletiva”.
Concluindo as mensagens de boas vindas, a reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena, expressou sua grande alegria em receber os novos estudantes, informando que a UFRPE, com seus 105 anos, está presente em todas as regiões do Estado, por meio do processo de expansão, com um contingente acadêmico formado por uma equipe com cerca de 22.000 pessoas: “Hoje vocês fazem parte dessa equipe”. E como parte desse grupo, os novos discentes precisam zelar pelo ambiente acadêmico, conscientizando-se de que os investimentos de uma instituição pública são oriundos de nós mesmos, dos nossos impostos, “Zelem por essa casa que os recebem com carinho e responsabilidade.”
Executando músicas de compositores nordestinos, o Coro Universitário sob a regência da maestrina Evani Barbosa, abrilhantou as solenidades.
As solenidades foram conduzidas pela Equipe da Assessoria de Cerimonial da UFRPE.
Confira a galeria de fotos no Flickr do Cerimonial, clicando aqui.
affiliate link trace | Air Jordan 1 High University Blue Hoodie to Match